segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Funções Exponenciais Exercícios Resolvidos-1

(De livro: Dante, Luiz Roberto - Contextos e Aplicações – Editora Ática)


EX-01)  Resolver a seguinte equação:  32x + 2.3x – 15 = 0

Solução:

Vamos fazer a seguinte substituição: y = 3x

Então a equação fica: (3x)² + 2.3x – 15 = 0 → y² + 2y – 15 =0

y² + 2y – 15 =0 ↔ (y + 5).(y – 3) = 0 ↔ y = - 5, ou y = 3.

Como (y = 3x) deve ser maior que zero; então somente a igualdade (y = 3) é válida:

Logo temos que: y = 3 → 3x = 3 ↔ x = 1



Resposta:  S = { 1 }




EX-02)  Resolver a seguinte equação:  4x - 9.2x + 8 = 0

Solução:

4x – 9.2x + 8 = 0 → (2x)² - 9.2x + 8 = 0

Vamos fazer a seguinte substituição: y = 2x

y² - 9y + 8 = 0 ↔ (y – 8).(y – 1) = 0 ↔ y = 8, ou y = 1

Logo temos que:

y = 8 → 2x = 23   x = 3

y = 1 → 2x = 20   x = 0



Resposta:  S = { 0, 3 }




EX-03)  Resolver a seguinte equação:  9x - 4.3x + 3 = 0

Solução:

9x – 4.3x + 3 = 0 → (3x)² - 4.3x + 3 = 0
Vamos fazer a seguinte substituição: y = 3x

y² - 4y + 3 = 0 ↔ (y – 3).(y – 1) = 0 ↔ y = 3, ou y = 1

Portanto, temos que:

y = 3 → 3x = 3 ↔ x = 1

y = 1 → 3x = 1 → 3x = 3x = 0


Resposta: S = { 0, 1 }




EX-04)  Resolver a seguinte equação:  7x + 7x-1 = 8

Solução:

7x + 7x-1 = 8 → 7x + 7x/7 = 8 → 7. 7x +7.  7x/7 = 7. 8 → 7.7x + 7x = 7.8 →

8.7x = 7.8 → 7x = 7 ↔ x = 1


Resposta: S = { 1 }




EX-05)  
Sabe-se que:










Calculem os valores de a para que se tenha f(a) = g(a).


Solução:









Logo para termos f(a) = g(a) ↔ (4a² - a) = 3a + 3 ↔ 4a² - 4a – 3 = 0 ↔

a² - a – 3/4 = 0 ↔  (a + 1/2).(a + 3/2) = 0 ↔ a = - 1/2, ou a = 3/2


Resposta:  a = - 1/2, ou a = 3/2



EX-06)  
Se





Qual é o valor de (x-y)?


Solução:

3x+y = 1 ↔ 3x+y = 3x + y = 0 (1)

2x+2y = 2 ↔ x + 2y = 1 (2)

(1):  x + y = 0 → x = - y (3)

Em (2): x + 2y = 1 → - y + 2y = 1 → y = 1

Logo, de (3):

x = - y → x = - 1

Portanto:

(x – y) = -1 – (1) = - 2 → x – y = - 2



Resposta:  - 2





EX-07)  
Descubra qual par (x,y) é a solução do sistema.

Solução:

4x * 8y = 1/4  → 22x * 23y = 2-2  → 22x+3y = 2-2  2x + 3y = -2 (1)

9x * 272y = 3 → 32x * 36y = 3 → 32x+6y = 3 ↔ 2x + 6y = 1 (2)

Fazendo (2) – (1), tem-se:

3y = 3 ↔ y = 1

(1)   : 2x + 3y = -2 → 2x + 3*1 = - 2 → 2x + 3 = - 2 ↔ x = -5/2



Resposta:  ( -5/2, 1 )




EX-08)  
Qual é ponto comum aos gráficos de f(x) = 4x-1 e g(x) = 2?

Solução:

f(x) = g(x) ↔ 4x-1 = 2  ↔ 22(x-1) = 2 ↔ 2(x-1) = 1 ↔ 2x – 2 = 1 ↔ x = 3/2
e y = 2, pois g(x) = 2 



Resposta:  ( 3/2, 2 )




EX-09)  Química
A radioatividade é um fenômeno que ocorre em núcleos de átomos instáveis por emitirem partículas e radiações. A medida de tempo na qual metade da quantidade do material radioativo se desintegra é denominada meia-vida ou período de semidesintegração (P). A cada período de tempo P a quantidade de material radioativo cai à metade da anterior, sendo possível relacionar a quantidade de material radioativo a qualquer tempo com a quantidade inicial por meio de uma função exponencial:


Em que N0 é a quantidade inicial do material radioativo, t é o tempo decorrido e P é o valor da meia-vida do material radioativo considerado.  A radioatividade faz parte de nossa vida, como se faz uma tomografia.  Um dos isótopos mais usados nos radiofármacos injetados nos pacientes submetidos à tomografia é o carbono 11, cuja meia vida é de 20 minutos. O tempo necessário, em minutos, para que uma amostra de carbono 11 se reduza a 1/4 do que era quando foi obtida é:

Solução:
Dados: P = 20 min = 1/3 h, N0 = 1 e N = 1/4

Portanto:
N(t) = N0.(1/2)t/P  → 1/4 = 1. (1/2)t/(1/3) → (1/2)2 = (1/2)3t  ↔ 2 = 3t ↔ t = 2/3 h

Logo:  t = 2/3*60 = 40 min → t = 40 min





EX-10)  Química
O Carbono 14 é um isótopo raro do carbono presente em todos os seres vivos. Com a morte, o nível de C14 no corpo começa a decair. Como é um isótopo radioativo de meia-vida de 5730 anos, e como é relativamente fácil saber o nível original de C14 no corpo dos seres vivos, a medição da atividade de C14 em um fóssil é uma técnica muito utilizada para datações arqueológicas.  A atividade radioativa do C14 decai com o tempo pós-morte segundo a função exponencial:


Em que A0 é a atividade natural do C14 no organismo vivo e t é o tempo decorrido em anos após a morte.  Suponha que um fóssil encontrado em uma caverna foi levado ao laboratório para ter sua idade estimada.  Verificou-se que emitia 7 radiações de C14 por grama/hora.  Sabendo que o animal vivo emite 896 radiações por grama por hora, então a idade aproximada desse fóssil, em anos, seria:

Solução:

Dados: A0 = 896; A(t) = 7


A(t) = A0.(1/2)(t/5730)  → 7 = 896.(1/2)(t/5730)    ↔  1 = 128.(1/2)(t/5730)    ↔

(1/2)7 = .(1/2)(t/5730)    ↔  7 = t/5730  ↔ t = 40 110 anos



EX-11)  Biologia
Em uma certa cultura, há 1000 bactérias em determinado instante. Após 10 minutos, existem 4000.  Quantas bactérias existirão em 1 h, sabendo que elas aumentam segundo uma fórmula P(t) = P0*ekt , em que P é o número de bactérias, t é o tempo em horas e k é uma constante?

Solução:

Vamos considerar a primeira observação como ponto de partida, portanto, tem-se: t0 = 0 e P0 = 1000 bactérias.

Após 10 minutos (= 1/6 hora): P(1/6) = 4000 bactérias, então podemos escrever que:
T = 1/6 h
P(1/6) = 1000.ek.1/6  → 4000 = 1000.ek/6 ek/6  = 4

Então vamos calcular o número de bactérias após decorrido 1 hora.

P(1) = 1000.ek.1 = 1000.( ek/6 )6 = 1000. (4)6 = 1000. 4096 → P(1) = 4 096 000


Resposta:  4 096 000 bactérias



EX-12)  Biologia
Os biólogos afirmam que, sob condições ideais, o número de bactérias em uma certa cultura cresce de tal forma que a taxa de crescimento é proporcional ao número de bactérias presentes no início do intervalo de tempo considerado. Suponhamos que 2000 bactérias estejam inicialmente presentes em uma certa cultura e que 4000 estejam presentes 30 minutos depois.  Quantas bactérias estarão presentes no fim de 2 horas?

Solução:
P(t) = P0.ekt 
P0 = 2000
30 minutos = 1/2 hora → P(1/2) = 4000
P(2) =?

P(0,5) = 4000 = 2000. e0,5ke0,5k = 2
Portanto,
P(2) = 2000. e2k = 2000.( e0,5k)4 = 2000.(2)4 = 32 000 

P(2) = 32 000 bactérias



EX-13)  Biologia
O modelo Jenss-Bayley é uma fórmula usada para avaliar a altura de uma criança em idade pré-escolar.  Se h(x) denota a altura (em centímetros) na idade x (em anos) para 1/4 ≤ x ≤ 6, então h(x) pode ser aproximado por h(x) = 79,041 + 6,39x – e(3,261 – 0,993x). A partir dessa expressão, temos que a taxa de crescimento v(x) (em cm/ano) de uma criança na mesma faixa de idade é dada por v(x) = 6,39 + 0,993.e(3,261 – 0,993x).   (Considere a aproximação e2,268 = 9,7). Com base no exposto, quais seriam a altura e a taxa de variação de crescimento de uma criança quando esta atingisse a idade de 1 ano?

Solução:

x = 1 ano
Portanto,
h(x) = 79,041 + 6,39x – e(3,261 – 0,993x)  = 79,041 + 6,39 - e(3,261 – 0,993)  =
85,431 - e(2,268)  = 85,431 – 9,7 = 75,7 → h(1) = 75,7 cm


v(x) = 6,39 + 0,993.e(3,261 – 0,993x) = 6,39 + 0,993. e(3,261 – 0,993)  =
6,39 + 0,993. e(2,268)  = 6,39 + 0,993*9,7 = 16 → v(1) = 16 cm/ano



EX-14)  Química
Os átomos de um elemento químico radioativo têm uma tendência natural a se desintegrar (emitindo partículas e se transformando em outros elementos).  Dessa forma, com o passar do tempo, a quantidade original desse elemento diminui.  Chamamos de meia-vida o tempo que o elemento radioativo leva para desintegrar metade de sua massa radioativa.  O antibiótico acetilcefuroxima apresenta meia-vida de 3 horas.  Se uma pessoa tomou 50 mg desse medicamento, qual é a quantidade de antibiótico ainda presente no organismo.
a)     após 12 horas de sua ingestão?
b)     Após t horas de sua ingestão?

Solução:

Vamos resolver pelo item b:
P = 3 horas (=meia vida)

Portanto, Q(t) = Q(0).(1/2) t/P, onde Q(0) = quantidade inicial do antibiótico = 50 mg; t = tempo decorrido; P = tempo para meia vida = 3 horas e Q(t) = quantidade no tempo t qualquer.

Logo: Q(t) = 50.(1/2)t/3

Item a):
Para t=12 horas
Q(t) = 50. (1/2)12/3  = 50. (1/2) 4 = 3,125 mg → Q(12) = 3,125 mg

Resposta:  3,125 mg; Q(t) = 50.(1/2)t/3





Demosntração: Ex-12  (Química)


Demonstração da fórmula adotada no exercício-12:

A fórmula aplicada no exercício em questão: 

Demonstração:

A população instantânea (modelo mais simples, empírico) pode ser dada por:


sendo k = constante de crescimento populacional e p = população de bactérias.    


Vamos, agora, para manipulações algébricas:



Fazendo t = 0, para determinar o p0, tem-se:




5 comentários:

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  2. Achei interessante,mas acho que no exercício de nº 12,cometeu o mesmo erro do autor Dante em seu livro:não demonstrando como determinar ou onde encontrou a informação p(t)=PO.e elevado a k.t.Creio que esta é uma dúvida de muitos alunos.a não ser que tivesse especificado no texto para usar a definição do número irracional""e".

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  3. Valmi, obrigado pelas suas observações e desculpe pela demora na resposta, explico que nestes 2 últimos meses estive concentrado na programação de um robô com inteligência artificial sem uso de um algorítmo conhecido. Independente do professor Dante, utilizei a fórmula que apresento a respectiva demonstração no final da lista de exercícios. Abs.

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