quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Funções Exponenciais Exercícios Resolvidos-2

EX-01 (ENEM-2007)

A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo. 


O gráfico acima representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo. 
F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clínica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40. 


A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13 h 30 min. será aproximadamente de 

a) 10%        b) 15%        c) 25%        d) 35%        e) 50%



Justificativa (soluções):

Pelo enunciado, a meia vida de amoxicilina é de 1 hora, portanto, o eixo das abscissas é, além de indicar o número de meias-vidas, os números indicam o número de horas percorrido. 

Portanto, pelo gráfico, temos que:


O tempo 1,5 h (do eixo das abscissas) corresponde aos 35% no eixo das ordenadas.



Outra maneira:

Vamos supor que o gráfico dado, apresenta a grade com menos precisão. Então, podemos considerar que o intervalo entre as meias vidas como uma reta:



Outra maneira:
(para este caso é preciso a utilização de uma calculadora científica)

Sabemos que a equação genérica para o decaimento é uma função exponencial:


Onde Q(t) = quantidade da substância no corpo em instante qualquer t;
Q(t0) = quantidade inicial da substância;
k = constante de decaimento
t = tempo



Do enunciado tempo de meia vida é 1 hora, isto é, t1/2 = 1 h; então, Q(t0) = 100%, Q(t1/2) = 50%.

Logo, podemos calcular o valor de k.  


Logo, a equação de decaimento fica:

Agora podemos calcular Q(t=1,5):






EX-02 (ENEM-2013)
Muitos processos fisiológicos e bioquímicos, tais como batimentos cardíacos e taxa de respiração, apresentam escalas construídas a partir da relação entre superfície e massa (ou volume) do animal. Uma dessas escalas, por exemplo, considera que o “cubo da área S da superfície de um mamífero é proporcional ao quadrado de sua massa M”.
HUGHES-HALLETT, et al. Cálculo e aplicações.
São Paulo: Edgard Bücher, 1999 (adaptado).

Isso é equivalente a dizer que, para uma constante k > 0, a área S pode ser escrita em função de M por meio da expressão:

a) S = kM        b) S = kM1/3       c) S = k1/3M1/3    d) S = k1/3M2/3     e) S = k1/3M²



Solução (Justificativa):
“cubo da área S da superfície de um mamífero é proporcional ao quadrado de sua massa M”.  Esta asserção algebricamente é:

Portanto, podemos elevar os ambos os membros por 1/3, ou extrair a raiz cúbica (que é a mesma coisa).


Ou podemos fazer da seguinte forma:






EX-03 (ENEM-2011)
A Escala de Magnitude de Momento (abreviada como MMS e denotada como MW), introduzida em 1979 por Thomas Haks e Hiroo Kanamori, substituiu a Escala de Richter para medir a magnitude dos terremotos em termos de energia liberada. Menos conhecida pelo público, a MMS é, no entanto, a escala usada para estimar as magnitudes de todos os grandes terremotos da atualidade. Assim como a escala Richter, a MMS é uma escala logarítmica. MW e M0 se relacionam pela fórmula:


Onde M0 é o momento sísmico (usualmente estimado a partir dos registros de movimento da superfície, através dos sismogramas), cuja unidade é o dina·cm.
O terremoto de Kobe, acontecido no dia 17 de janeiro de 1995, foi um dos terremotos que causaram maior impacto no Japão e na comunidade científica internacional. Teve magnitude MW = 7,3.
  
U.S. GEOLOGICAL SURVEY. Historic Earthquakes.
Disponível em: http://www.earthquake.usgs.gov. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).
U.S. GEOLOGICAL SURVEY. USGS Earthquake Magnitude Policy.
Disponível em: http://www.earthquake.usgs.gov. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).

Mostrando que é possível determinar a medida por meio de conhecimentos matemáticos, qual foi o momento sísmico M0 do terremoto de Kobe (em dina.cm)?


a) 10 -5,10         b) 10 -0,73        c) 10 12,00       d) 10 21,65      e) 10 27,00



Solução (Justificativa):

Dado: Kobe → MW = 7,3






EX-04  (ENEM-2013)
Em setembro de 1987, Goiânia foi palco do maior acidente radioativo ocorrido no Brasil, quando uma amostra de Césio-137, removida de um aparelho de radioterapia abandonado, foi manipulada inadvertidamente por parte da população. A meia-vida de um material radioativo é o tempo necessário para que a massa desse material se reduza a metade. A meia-vida do Césio-137 é 30 anos e a quantidade restante de massa de um material radioativo, após t anos, é calculada pela expressão 


, onde A é a massa inicial e k uma constante negativa. Considere 0,3 como aproximação para log2.  Qual o tempo necessário, em anos, para que uma quantidade de massa do césio-137 se reduza a 10% da quantidade inicial?

a) 27         b) 36         c) 50         d) 54         e) 100



Solução (Justificativa):

De enunciado: meia vida do Césio-137 é 30 anos, então algebricamente:
M(t=30) = A/2 




Agora temos todos os dados para calcular o tempo solicitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário